Áreas de atuação
Atendimentos a partir da Psicanálise
A Psicanálise trabalha com um saber singular sobre o sujeito e seu sintoma. Através do discurso do paciente em análise tem-se acesso ao desejo inconsciente e seus efeitos. O analisante é convocando a realizar um processo de elaboração que diz respeito ao seu sofrimento psíquico e a sua produção de sintomas, lidando assim de outras formas com as suas questões.
Transtornos Alimentares
O transtorno alimentar é uma classificação psiquiátrica que pode ser vista pela clínica psicanalítica como um sintoma produtor de sofrimento psíquico, causando desconforto, angústia, sensação de fracasso por não conseguir ter uma relação "saudável" com a comida. Através da análise o paciente tem a possibilidade de compreender o que motiva esse transtorno e agir de forma diferente amenizando esta dor.
Orientação Profissional
Processo pelo qual o paciente passa a entender melhor suas habilidades, desejos, e a se autorizar na escolha de uma profissão. Diferente do tratamento psicanalítico, este processo é orientado pela prática psicológica e possui um período médio proposto para o trabalho que é totalmente direcionado à escolha profissional.
Psicanálise
Psicanálise é um tratamento baseado na fala e que visa acessar as questões inconscientes do paciente/analisante.
O que norteia a sessão clínica é a escuta analítica e esta se produz na relação transferencial a partir do dizer do analisante convocado a falar pela regra fundamental da psicanálise: associação livre, ou seja, falar tudo que vem a cabeça.
Um espaço livre de julgamentos, censuras, críticas. Neste tipo de tratamento tudo o que for falado pelo analisante é igualmente importante para o processo. Além disso a psicanálise é um discurso que fornece condições para a extensão de sua reflexão sobre outros campos do saber.
Acontece, muitas vezes, uma vez por semana em dia e horário acordado em sessão clínica. Sendo assim, depois de proposto pelo analista, e aceito pelo analisante, este se responsabiliza pelo seu dia e horário no que se refere às presenças e faltas.
A Psicanálise trabalha com a singularidade do sujeito, isto inclui também a questão do pagamento. Sendo assim, a primeira entrevista tem um valor padrão e a partir do início da análise propriamente dita o valor de cada sessão será acordado com cada paciente/analisante a partir das demandas específicas de cada sujeito.
"A experiência analítica é a única a proporcionar a um sujeito acesso ao mais amplo espectro de suas formações do inconsciente.” Marco Antonio Coutinho Jorge